O médico Nicola di Fabrizio, a advogada Federica Fuggetti, os arquitetos Tommaso Trivellato e Matteo Teggi, todos italianos, conheceram as belezas do Litoral Norte esta semana.
Eles integram a equipe do Intercâmbio de Grupos de Estudos (IGE), um programa da Fundação Rotária, rico de experiências culturais e profissionais, destinado a jovens profissionais que tenham entre 25 e 40 anos.
No início da semana eles estiveram em São Sebastião conhecendo as instalações do Tebar, maior terminal marítimo da América Latina que integra a Petrobras, além do passeio turístico guiado pelo centro histórico da cidade. Na terça-feira foram a Ubatuba onde trocaram experiências com profissionais e conheceram o Projeto Tamar, de preservação das tartarugas marinhas. Depois conheceram as praias de Ilhabela assim como a Fábrica de Brinquedo de Madeira, projeto apoiado pelo Rotary Club da cidade.
Também conheceram dois projetos apoiados pelos Clubes Rotary de Caraguá - a Associação Exército de Cristo, um projeto de resgate da cidadania que atende cerca de 400 jovens e suas famílias no bairro do Travessão e o projeto de Doação de Sangue. Nas últimas três semanas, os integrantes da equipe italiana conheceram empresas e instituições instaladas no Distrito Rotário 4600, percorrendo cidades do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, além de observarem como suas profissões são exercidas, fazerem amizades e trocarem experiências.
Neste mesmo período, uma equipe brasileira conheceu o Distrito 2060, na região de Trento, Norte da Itália.O programa do Intercâmbio de Grupos de Estudos 2009 terminou com a apresentação da equipe italiana na 38ª Conferência Distrital “Na onda da amizade”, que aconteceu no final de semana, no Teatro Mário Covas, reunindo 1.200 rotarianos em Caraguatatuba.