HISTÓRIA


23 de fevereiro



HISTÓRIA DO ROTARY INTERNATIONAL


Paul P. Harris, um advogado, queria criar um grupo profissional com o mesmo espírito de amizade que caracterizava as cidades pequenas de sua juventude. Em 23 de fevereiro de 1905, ele se reuniu com Gustavus Loehr, Silvester Schiele e Hiram Shorey no escritório de Loehr, em Chicago, para o que ficaria conhecido como a primeira reunião de Rotary Club. O nome "Rotary" surgiu devido ao sistema inicial de rodízio do local das reuniões. 

Dentro de cinco anos, clubes foram fundados em diversas cidades dos EUA, como São Francisco e Nova York.
Em agosto de 1910, os rotarianos realizaram sua primeira Convenção, em Chicago, e os 16 clubes que existiam na época formaram a Associação Nacional de Rotary Clubs.
Em 1912, o nome foi alterado para Associação Internacional de Rotary Clubs para melhor refletir a existência de clubes em outros países. O nome Rotary International foi adotado em 1922.
Em julho de 1925, havia mais de 2.000 clubes e cerca de 108.000 associados em seis continentes. 

A reputação do Rotary atraiu presidentes, primeiros ministros e muitas outras pessoas ilustres, como o autor Thomas Mann, o diplomata Carlos Róimulo e o compositor Jean Sibelius.
Com o crescimento do Rotary, os associados passaram a usar seus recursos e talentos para ajudar suas comunidades. A dedicação a este ideal é melhor expressada pelo lema "Dar de Si Antes de Pensar em Si".


A PROVA QUÁDRUPLA
Em 1932, o rotariano Herbert Taylor criou a Prova Quádrupla, que foi traduzida em mais de100 idiomas e serve de guia para os rotarianos:
Do que nós pensamos, dizemos ou fazemos
É a VERDADE?
É JUSTO para todos os interessados?
Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?
Será BENÉFICO para todos os interessados?

NOSSAS PRIORIDADES
 
A liderança e os conhecimentos dos nossos 1,2 milhão de associados nos ajudam a enfrentar grandes desafios locais e internacionais. Unidos pelos mesmos valores e pela visão de um futuro melhor, trabalhamos para ajudar as comunidades que mais precisam. 

ÁREAS DE ENFOQUE

 

Com o objetivo de aumentar nosso impacto local e global, trabalhamos em prol de causas específicas e, ao mesmo tempo, entendemos que cada comunidade tem suas próprias necessidades.

 

Por meio dos Subsídios Globais e de outros recursos, ajudamos os clubes a concentrarem suas iniciativas nas seguintes áreas:

 

PROMOÇÃO DA PAZ

Atualmente, 60 milhões de pessoas são forçadas a se deslocar devido a conflitos armados e perseguição. Por meio de parcerias com diversas universidades, oferecemos até 100 Bolsas Rotary pela Paz por ano. Através deste programa, os bolsistas desenvolvem habilidades para fortalecer iniciativas pró-paz, treinar líderes locais e mediar conflitos, além de apoiar o trabalho de promoção da paz em áreas afetadas por conflitos.

 



COMBATE A DOENÇAS
Mais de 100 milhões de pessoas são levadas ao nível da pobreza por causa de despesas médicas. Nós trabalhamos para melhorar e ampliar o acesso à assistência médica de baixo custo ou gratuita em áreas menos desenvolvidas, e nossos associados mobilizam suas comunidades para ajudar na prevenção de doenças como poliomielite, HIV/aids, malária, entre outras. 


FORNECIMENTO DE ÁGUA LIMPA

Mais de 2,5 milhões de pessoas não têm acesso a instalações sanitárias adequadas e pelo menos 3.000 crianças morrem por dia em decorrência de doenças diarreicas causadas por água contaminada. Nossos projetos dão às comunidades a capacidade de desenvolver e manter sistemas hídricos e sanitários, e apoiam estudos nessas áreas. 


SAÚDE DE MÃES E FILHOS

Pelo menos 7 milhões de crianças com menos de cinco anos de idade morrem por ano devido a fatores como desnutrição, assistência médica de baixa qualidade e saneamento precário. Para ajudar a reduzir este índice, nós fornecemos vacinas e antibióticos a bebês, melhoramos o acesso a serviços médicos essenciais e apoiamos o treinamento de funcionários da área da saúde. 


APOIO À EDUCAÇÃO

Sessenta e sete milhões de crianças no mundo não têm acesso à educação e mais de 775 milhões de pessoas com mais de 15 anos são analfabetas. Nosso objetivo é fortalecer a capacidade de as comunidades apoiarem a educação básica e alfabetização, reduzir a disparidade entre os sexos nesta área e aumentar a alfabetização de adultos. 



DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADES

Cerca de 1,4 bilhão de pessoas vivem com menos de US$1,25 por dia. Nossos projetos melhoram o desenvolvimento econômico e comunitário, dão oportunidades de empregos produtivos e decentes para jovens e adultos, e contribuem para fortalecer empreendedores e líderes comunitários, sobretudo do sexo feminino, em regiões carentes.