quinta-feira, 27 de outubro de 2011

PROFISSIONAIS DA COMUNICAÇÃO
o ideal da informação em pauta

O homem como ser social tem na capacidade de comunicação fator essencial para o seu pleno desenvolvimento e de transformação histórica. Seria muita pretensão tentar falar da importância da comunicação no transcorrer da história da humanidade, mas desde o surgimento da escrita até a globalização e a internet, não há como não reconhecer a transformação profunda e radical que a capacidade de divulgação de idéias e ideais, por quaisquer meios, é capaz de provocar. Esse poderoso meio de difusão do conhecimento conferido pelos meios tradicionais tem hoje, em decorrência da instantânea e quase infinita capacidade de transmissão de imagem, som e dados, incrementado pela Internet, telefonia celular, fibras ópticas e satélites, uma dimensão jamais sonhada nas mais inspiradas profecias.
Tão importante e poderoso instrumento eleva os profissionais que fazem dele seu mister ao mais alto grau de relevância social. Com efeito, os profissionais da comunicação tem a missão e a obrigação de levar a informação a todos os extratos da sociedade. Tão grande poder nas mãos traz em contrapartida uma responsabilidade de mesma dimensão, posto que qualquer mau uso desses meios pode ter efeitos devastadores. Daí a necessidade, não apenas da formação acadêmica, mas de comprometimento com a cidadania, respeito aos direitos individuais e coletivos e, especialmente, de conduta ética e firmeza de caráter.
Com este cenário em foco o Rotary Club de Caraguatatuba, na noite de 7 de outubro, prestou honras aos Profissionais da Comunicação, convidando para receber nossas homenagens na forma de certificados os jornalistas Fátima Marques do jornal Noroeste News, Carlinhos Paz, da radio Caraguá – FM, e a Cº Bruna Vieira Guimarães professora de jornalismo no Centro Universitário Módulo. Uma merecida homenagem estendida a todos os profissionais da comunicação.


Nenhum comentário: